domingo, 30 de janeiro de 2011

alerta!!!!!!!

A equipe da Defesa Civil decretou estado de atenção à cidade de Ilha Grande, localizada a 326 quilômetros de Teresina. O nível do rio Parnaíba subiu nos últimos dias e ameaça residências. “Estaremos monitorando as próximas 24 horas”, informou um funcionário da Defesa Civil.

A Defesa Civil está monitorando o nível do Rio Longá que despeja suas águas no Rio Parnaíba na localidade Barra do Longá, em Buriti dos Lopes, sendo este um dos motivos da cheia no Rio Parnaíba na região do Delta. Além da cheia do Longá, o Parnaíba está recebendo um grande volume de água do Rio Poti, do lado do Piauí e o Rio Buriti do lado do Maranhão e as lagoas da região já estão sangrando.
Em Esperantina, município, localizado na região Norte do Piauí, foi banhado por fortes chuvas nos últimos dias. Clarissa Carvalho, secretária da Defesa Civil, informou que já há no município um total de 21 famílias desabrigadas.

fonte: jornal da parnaiba

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

parabéns do blog pelos 17 anos da cidade de ILHA GRANDE

PROGRAMAÇÃO DE FESTIVIDADES ALUSIVAS AO ANIVERSÁRIO DA CIDADE

Dia 25 / Janeiro
16:00 H – final do campeonato de futsal Local: quadra Carlos Augusto Farias

Dia – 26/Janeiro

05:30 H - queima de fogos
08:00 H - hasteamento das bandeiras BRASIL/PIAUÍ/ILHA GRANDE
08:30 H maratona feminina
09:00 H – corrida de 100 metros rasos
09:20 H – maratona masculina
09:30 H – ciclismo
16:00 H – final de campeonato de campo
Local campo do CSR
20:00 H – concurso de fotos antigas de Ilha Grande
20: 30 H – concurso de poesias
21:00 H - desfile da representante da cidade de Ilha Grande no MISS PIAUÍ /2011
21:30 H – entrega das premiações
22:00 H – show musical com a BANDA PAGOBIO de Piracuruca

no mapa!!

Coordenadas geográficas: 02° 51' 28" S 41° 49' 15" O02° 51' 28" S 41° 49' 15" O

Unidade federativa : Piauí
Mesorregião : Norte Piauiense
Microrregião : Litoral Piauiense
Municípios : limítrofes Parnaíba, Estado do Maranhão e oceano atlântico.
Distância até a capital : 326Km de Teresina km
Características geográficas

Área 134,318 km²
População 8 914 hab. IBGE/2010
Densidade 66,36 hab./km²

CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ILHA GRANDE

Localização O município está localizado na microrregião de Ilha Grande, compreendendo uma área de 121,96 km2, tendo como limites ao norte o oceano Atlântico, ao sul o município de Parnaíba, a leste Parnaíba e o oceano Atlântico, e a oeste o estado do Maranhão.
A sede municipal tem as coordenadas geográficas de 02o51’28” de latitude sul e 41o49’15” de longitude oeste de Greenwich
distante cerca de 326 km de Teresina.
Aspectos Socioeconômicos Os dados socioeconômicos relativos ao município foram obtidos a partir de pesquisa nos sites do IBGE (http://www.ibge.gov.br/) e do Governo do Estado do Piauí (http://www.pi.gov.br/). O município foi criado pela Lei nº 4.680 de 26/01/1994, sendo desmembrado do município de Parnaiba.
É um dos quatro municípios litorâneos do Piauí
A população total, segundo o Censo 2010 do IBGE, é de 8.914 habitantes. A agricultura praticada no município é baseada na produção sazonal de arroz, cana-de-açúcar, mandioca e milho.

Aspectos Fisiográficos As condições climáticas do município de Ilha Grande (com altitude da sede a 10 m acima do nível do mar) apresentam temperaturas mínimas de 25 oC e máximas de 35 oC, com clima quente tropical.

Geologia As unidades geológicas predominantes na área do município pertencem às coberturas sedimentares.

Em cerca de 30% da área total distribuem-se as Dunas Inativas, representadas por areais. Em aproximadamente 25% da área total ocorrem turfa, areia e argila, englobadas na unidade denominada Depósitos Litorâneos.

Por último, em 45% da área restante, sobressaem-se areia a argila, pertencentes à unidade geológica denominada Depósitos de Pântanos e Mangues

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

revitalização!!!!!!!!!!!!!

As obras e serviços de engenharia da área de turismo agora serão executadas pela Secretaria Estadual de Infraestrutura que tem como secretário José Dias de Castro Neto. E seguindo esta linha no próximo dia 25 serão licitados os serviços de “requalificação urbanística e paisagística da Beira Rio – ás margens do Rio Igaraçu, na Avenida Nações Unidas, em Parnaíba.

Na nova estrutura turística serão construídos na Beira-Rio áreas de estacionamentos, quadras poliesportivas, quiosques, pista para passeio, arborização, mirantes, banheiros, áreas de lazer e outras melhorias. De acordo com a arquiteta Rosalina Veloso, o projeto contempla ainda reorganização das ruas, sinalização, iluminação e outras melhorias.
Segundo o Secretário de Infraestrutura do Piauí (Seinfra), José Dias de Castro Neto, a obra custará R$ 8.128.156,49 e tem recursos garantidos do Ministério do Turismo (Mtur). “Para a urbanização da Beira-Rio o projeto objetiva a urbanização do local com uma nova concepção turística baseada em espaços abertos, integrando a natureza com a cidade”, finalizou o secretário.
fonte:jornal da parnaiba

release cabesativa

Foi na cidade de Parnaíba, litoral do estado do Piauí, em meados do ano 2000, que músicos uniram-se no intuito de formar uma banda com nova proposta musical.
Usando letras fortes para abordar diversos temas, a banda CABESATIVA ressalta a Igualdade Social como forma de amenizar o sofrimento dos mais fracos. Esses argumentos fazem que o público reflita sobre questões sociais, nunca deixando de lado sua mensagem positiva, para que todos façam sua parte em prol de uma sociedade mais justa.
Nesse mesmo ano o nome CABESATIVA surgiu da necessidade de divulgar a primeira apresentação da banda em um evento cultural da Universidade Estadual do Piauí, foi pensando em movimento e produtividade que a banda chegou ao consenso deste nome. O CABESATIVA mantém até hoje a sua formação original e como característica de seu som, a banda uni o Reggae a guitarras distorcidas, criando um estilo peculiar que vem cada dia ganhando mais espaço. Depois de algumas exibições locais, a banda trilhou novos rumos, foi quando impulsionada pela participação no PiauiPop(2004) a mesma resolve gravar o primeiro CD intitulado Diambasas Partes, que conta com 12 músicas autorais. O CD abriu novas portas e o reconhecimento de um trabalho veio em forma de apresentações em grandes eventos como:
PiauíPop(2004, 2005, 2006, 2007 e 2008) em Teresina, PiripiriPop (2006), no Psychodreams em São Luis - MA (2005), Fortaleza - CE (2007) e (2008), dentre outras cidades importantes do Nordeste, abrindo shows de grandes nomes da música nacional, bem como artistas reconhecidos internacionalmente, no caso, Dezarie, Don Carlos e Gregory Isaacs.
Esperando firmar seu nome no cenário musical a banda pretende elevar suas idéias a uma reflexão da nossa realidade e do espírito de luta do nosso povo. Dessa idéia nasceu o segundo CD da banda (LADO POSITIVO), com treze faixas inéditas, que mostra um amadurecimento musical rumo a conquista de mais espaço dentro do cenário musical nacional.
clique e ouça a musicalidade dos caras!!! www.cabesativa.com.br/principal/musicas

cultura piauiense!!

Quando o homem pré-histórico chegou ao Piauí ?
A arqueologia revela: a mais antiga referência cultural do Piauí está escrita em um diário das pedras, na Serra a Capivara, no Sudeste do Estado, em pleno sertão do semi-árido.
As pinturas rupestres do Parque Nacional da Serra da Capivara, consideradas Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, em quantidade e variedade, são correspondentes ao valor do acervo do Museu do Louvre, em Paris.
Uma curiosidade é saber a quanto tempo o homem pré-histórico está presente no território do Piauí. A resposta para essa dúvida é a própria arqueóloga Niède Guidon quem dá.
Confira e surpreenda-se.

PSIU: Escola do interior aprova 100% da turma e faz 2 primeiros lugares

Escola Estadual Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves, comemora o feito de alunos da zona rural. O colégio que virou exemplo para o interior do Piauí comemora mais um feito. Todos os 16 estudantes da Escola Estadual Augustinho Brandão que fizeram as provas do Programa Seriado de Ingresso na Universidade Federal do Piauí - PSIU/UFPI - foram aprovados. Em 2011, os alunos vão trocar a zona rural de Cocal dos Alves, 262 quilômetros ao Norte de Teresina, pelos campi da capital, Parnaíba e Bom Jesus. Dois deles foram os primeiros colocados em seus cursos.

acesse: http://http//www.cidadeverde.com/psiu-escola-do-interior-aprova-100-da-turma-e-faz-2-primeiros-lugares-71698

frase do dia!!

"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal; mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer".
Albert Einsten

domingo, 23 de janeiro de 2011

campanha contra a dengue 2011

fotos: gilson andrade
Entra ano e sai ano e a historia se repete.
Parece cliche,porém é uma realidade muito próxima do cotidiano!!
NÃO CUIDAR DO BÁSICO DE TODO CIDADÃO DEVE FAZER CONTRA A DENGUE,QUE É CUIDAR DO LIXO E NÃO DEIXAR ÁGUA PARADA.

Aconteceu dia 17 de Janeiro na sede da colônia de pascadores Z-7,o lançamento da campanha de combate a dengue no município de ilha grande,como tema:
DENGUE,SE VOCÊ AGIR ,PODEMOS EVITAR.
Na ocasião a Secretária municipal de Saúde Tânia Cristina reforçou a importância dos Agentes Comunitários de Saúde(ACS) e Agentes de Endemias(ACE) durante as visitas feitas por esses profissionais as residências. Serão colocado em pontos estratégicos da cidade faixas com frases de combate a dengue,frases essas que serão feitas pelos PSF's do município. A distribuição de folhetos com mensagem de combate a dengue também será usado.
Logomarca usada durante a campanha de combate a dengue

vamos sorrir um pouco?

Um grande apreciador de copos (cheios, é claro) vai ao médico, acompanhado de sua mulher. - É, doutor, sinto náuseas, dores no corpo, boca seca, e etc... - Você fuma ? - Uns cinquenta cigarros por dia... - ... Aí esta o problema, interrompeu o médico. Pare de fumar imediatamente e voltará a ter uma saúde de ferro. Pode ir.
Já fora do consultório a sua mulher o indaga: - Tu nunca fumaste um único cigarro. Por que a mentira ? - Se eu dissesse que não fumava ele iria perguntar se eu bebia ... e ai adeus vinhos, cervejas ...

ISSO NÃO É REMÉDIO ,É UM MILAGRE!!!

SÓ NÃO CURA CARA DE PAU!!!!

projeto SAÚDE NA ESCOLA!!!

O lançamento do projeto SAÚDE NA ESCOLA aconteceu no dia 18/01 na colônia de pescadores Z-7 no centro da cidade,participaram do evento o conselho municipal de saúde e educação,professores e agentes da saúde.
A Secretária municipal de Saúde, Tânia Cristina falou do projeto e de seus objetivos. "Queremos proporcionar com o projeto,conhecimentos relacionados a saúde,no dia a dia auxiliando e reforçando hábitos e atitudes com a prática específica de saúde dos escolares".
Foto: Gilson Andrade

OAB x operadoras de celular no Piauí

A Comissão de Defesa do Consumidor, da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí, vai entrar com uma representação pública na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na próxima segunda-feira (24) contra as operadoras de telefonia celular que atuam no Estado.
“A ação se justifica devido a péssima qualidade dos serviços prestados no Piauí. A situação se arrasta desde o início do ano de 2010 e, até o momento, nenhuma solução prática foi tomada para melhorar a qualidade dos sinais”, analisa o membro da OAB/PI, Astrogildo Assunção.

A representação será destinada as quatro operadoras em funcionamento no Estado: Tim, Claro, Oi e Vivo. O documento quer, também, a suspensão temporária de novas habilitações de linhas móveis até que os problemas sejam resolvidos pelas empresas. A ação será transformada em processo administrativo e, futuramente, em notificação. As empresas terão um prazo estipulado em lei para melhorar os serviços. Ainda estão previstas a possibilidade de multas e sanções que podem chegar a suspensão da concessão pública para funcionamento das operadoras.
cidadeverde.com

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

surpreendente PIAUÍ!!

Em seis dias, é possível conhecer um Piauí totalmente diferente, com belíssimas praias, riquezas minerais, mangues e o famoso Delta do Parnaíba.
Dois rios generosos – Poty e Parnaíba – banham a capital do Piauí, Teresina. Na zona norte da cidade, eles se unem e correm em direção ao Oceano Atlântico. O espetáculo é chamado de Encontro das Águas e faz parte de um roteiro inesquecível: Piauí Surpreendente. Se pegar o carro e pôr o pé na estrada é a sua praia, então, essa rota é perfeita para você!

Em seis dias, é possível conhecer um Piauí totalmente diferente, com belíssimas praias, riquezas minerais, mangues e o famoso Delta do Parnaíba. O passeio começa pela capital, que oferece também o Pólo de Cerâmica do Poty Velho, Centro de Artesanato e o Museu da Cidade.
Quase 200 quilômetros mais tarde, pela BR 343, está o Parque Nacional de Sete Cidades, local que abriga formações rochosas de cerca de 190 milhões de anos e inscrições rupestres com mais de seis mil anos. Cachoeiras e bons banhos não faltam no lugar, que é repleto de nascentes e olhos d’água. Mirantes e monumentos curiosos formados pelo arenito e grutas também fazem parte das inúmeras atrações do parque.

Pertinho de Sete Cidades está Pedro II, município possui a única reserva de opala nobre do país. A pedra preciosa, que demora 150 milhões de anos para se formar, chama a atenção pela beleza e variedade de cores. A cidade é a segunda mais fria do Estado e também é conhecida pelo artesanato.

De Pedro II a Parnaíba são 228 quilômetros. No Delta, a natureza marca presença em todos os momentos, sobretudo nos rios e igarapés, que formam mais de 80 ilhas. Dunas gigantescas, florestas de mangue ainda preservadas e uma fauna riquíssima completam o cenário.

Em Ilha Grande, Cajueiro da Praia e Luís Correia, o charme fica por conta das praias e da sede do projeto Peixe Boi Marinho e da observação dos cavalos marinhos. Já Barra Grande, é hoje uma das praias mais procurada por aqueles que buscam tranquilidade. É também, alvo de visitas dos que gostam dos esportes de aventura, como Kitesurf.
Fonte: Equipe EcoViagem e Mtur Edição: Jornal da Parnaíba

sábado, 8 de janeiro de 2011

Escola Dom Paulo Hipólito lança livro com textos literários de alunos

A Escola Municipal Dom Paulo Hipólito de Sousa Libório de Ilha Grande – PI, realizou na noite desta sexta (7), uma grande festa para o lançamento do livro – Escrevendo sobre o lugar onde moro - produzido por 74 alunos da 4ª a 8ª série do ensino fundamental.

Segundo o professor de língua portuguesa, Valdeci Ricardo da Silva, o projeto surgiu de uma proposta do Ministério da Educação de trabalhar uma olimpíada de língua portuguesa. Ao longo do projeto, a proposta foi transformada num grande projeto: todos os textos literários dos alunos foram colocados em um livro. Foram produzidos 130 livros, distribuídos entre os autores e colocados à venda 40 exemplares ao preço de 15,00 reais, com a renda revertida para auxiliar no tratamento de dois alunos portadores da doença Fan Positivo. (uma doença auto-imune onde o nosso sistema de defesa inapropriadamente começa a produzir anticorpos contra nossas próprias células e tecidos).

O projeto não recebeu nenhum apoio do município e contou com o apoio dos pais, alunos, professores, amigos e igreja que realizaram rifas, bingos e brechós para arrecadar fundos para a publicação do livro. Participaram da solenidade de lançamento a prefeita de Ilha Grande Joana D’arc Ribeiro Machado, o secretário de educação Ismael Ferreira de Oliveira e o secretário de administração Henrique Sertão. O evento foi encerrado com um show e coquetel servido aos presentes.

edição:minha ilha grande

fotos: proparnaiba

nostalgia!!

Depois de ver um vídeo do Toquinho em que a "aquarela" é cantada e mostrada com a inocência que se deve ter diante da vida, deu-me vontade de escrever algo a respeito, relembrando coisas tão simples e que a aquerela retrata tão bem.
Existiram, existem e sempre existirão crianças. Claro que cada uma em sua época e com seus valores. Entretanto se percebe que atualmente parece que a inocência que havia há alguns anos ou foi, ou está sendo perdida.

Uma pena que as crianças de hoje já não sejam tão crianças... é a era daquilo que chamaria de crianças cibernéticas, que desconhecem o valor de se empurrar uma calha de bicicleta impulsionada por um pedacinho de madeira; de se jogar ferrinho nas calçadas, em que o prêmio eram as castanhas de cajú do colega; em que desvirar as figurinhas que comporiam o álbum era motivo de festa e choro; de se brincar de "mancha" à noite com os colegas; de se tomar banho de rio, pulando de uma árvore pra ver quem mais fazia respingos e borbulhas n'agua; de se jogar pião na calçada; de se jogar peteca na "quadra" buscando-se sempre a de alguém, só pra saneá-lo e se quebrar a peteca dele - "peteca" - os meninos de hoje nem sabem o que é, chamam de bola de gude - o que é gude, mesmo?; de se jogar bola de meia, feita por nós mesmos, por falta de dinheiro pra se comprar coisa melhor.
Época que o tempo levou e jamais voltará... Hoje, os meninos jogam - muito, aliás - no computador, no video game, nos campeonatos virtuais. Quem imaginava, há alguns anos, coisas assim, até orque nossos pais não podiam nos dar estes "confortos" e maravilhas da modernidade.

Entretanto, percebo que nós, dos anos 70 e poucos e 80, parece-me, éramos muito mais felizes. Vejo as crianças de hoje, cada uma vivendo no seu próprio mundo (vejo isso em meu filho de seis anos, que tem pouquíssimos amigos e que prefere o computador, o DVD, a TV - quem de nós a tinha?, raros eram os felizardos - a qualquer outro tipo de brincadeira - o menino é metido a intelectual), sem aquela confraternização, sem aquele alvoroço e confusão que havia no contato com o outro... E era tão bom! Até parece que vivem em universos distintos.
Naquela época, jogava-se bola nos campinhos da vida - de várzea, e várzea, mesmo - enlameados, cheios de terra, em que o que mais havia eram pés e pernas machucados, sem chuteiras ou qualquer outra proteção. Até bola, hoje, os meninos aprendem a jogar, na "escolinha de futebol"; não sabem o que é caçar de "baladeira" (alguns, mais metidos, chamavam de "estilingue"); praticam esportes como: judô, caratê, tae-kwon-do. Para nós, isso só nos filmes do Daniel Boone ou do Bruce Lee, em que viajávamos querendo ser como eles. Os meninos, de agora, nem os conhecem ou sequer ouviram falar deles - uma pena - HAHAHAHA!!!!!
texto escrito pelo meu amigo professor paulo tadeu

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

que país é esse?

Leia as dicas abaixo e responda a pergunta a seguir: 1) É um país da europa. 2) No passado invadiu o Brasil. 3) É conhecida como a terra das flores e dos moinhos de vento. 4) Tirou o Brasil da última copa. 5) Na final da Copa perdeu para a Espanha. 6) Seu idioma é o holandês só não vou dizer que é sacanagem porque estava valendo um premio, PUTZ!!!!!!!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

momento histórico!

A posse da primeira mulher presidente do Brasil ganhou repercussão em todo o mundo.
A chegada de Dilma Rousseff foi destaque neste sábado nos principais meios de comunicação de países como Estados Unidos, França, Itália, Portugal, Chile e Argentina.
Na França, o jornal “Libération”, deu grande espaço na capa de sua versão online para a posse da presidente. “A ex-guerilheira de 63 anos tomou posse neste sábado. Ela herda um país em pleno boom econômico, mas que continua sendo um dos mais desiguais do mundo. Ela se comprometeu a ‘erradicar a pobreza extrema’.”, escreveu a publicação.
Nos Estados Unidos, o jornal “Washington Post” ressalta que “Rousseff assume a formidável tarefa de manter a atual dinâmica do Brasil”, afirmando que, até as Olimpíadas de 2016, o país pode chegar ao patamar de quinta maior economia do mundo.
O artigo também cita desafios que Dilma terá que enfrentar no posto, afirmando que o maior deles é conseguir corresponder às expectativas da população mesmo sem o carisma de Lula, que deixa o governo com 87% de aprovação.

faixa presidencial

Dilma Rousseff não ostenta jóias chamativas em dias normais de trabalho. Mas, neste 1º de janeiro, data que marca a posse como nova presidente do Brasil, a primeira mulher a ocupar o cargo mais importante da República receberá das mãos de Luiz Inácio Lula da Silva, seu antecessor e padrinho político, um dos maiores símbolos de poder daquele que ocupa o Palácio do Planalto: a faixa presidencial. O adorno é formado por jóias, todas originais, valiosas e raras. O material tem detalhes em diamante, 27 estrelas em ouro 18 quilates simbolizando os estados da federação e franjas de ouro de 10 centímetros elaboradas a partir de 90 cordões feitos manualmente. A centenária faixa, instituída por decreto em 21 de dezembro de 1910 pelo presidente Hermes da Fonseca, é confeccionada em chamalote (tecido de lã e seda) nas cores verde-bandeira e amarelo-ouro, alternadamente, distribuído em 1,67 metro de comprimento e 15 centímetros de largura.
O tecido da atual faixa foi providenciado para a posse de Fernando Collor de Mello em 1990, embora a tradição recomendasse que a faixa presidencial fosse a mesma desde o início do século passado.

nova mesa diretora

A população e demais autoridades da cidade de Ilha Grande do Piauí, compareceram no dia 1º de janeiro de 2011 ao prédio da Câmara Municipal para a renovação da mesa diretora da Casa Legislativa.
Coincidindo com a data histórica, frente à posse da primeira mulher como Presidente da República do Brasil, o povo ilha grandense recepcionou os edis na solenidade de posse da nova mesa Diretora, composta, após eleições internas no mês de novembro, por:
Francisco das Chagas Vaz dos Santos (PP-Presidente); Vicente de Paulo Souza Bittencourt (PMDB Vice-Presidente); Leila Maria da Costa Feitosa (PMDB - 1ª Secretária); Edmundo Alves da Silva (PT - 2º Secretário) e Edmar Ferreira dos Santos (PT - Tesoureiro).
edição : minha ilhagrande
por: proparnaiba.com