domingo, 16 de outubro de 2011

projeto talentos do Brasil

A originalidade e a qualidade da renda e do bordado piauiense serão destaque em coleção do Projeto Talentos do Brasil, uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDA. O objetivo do projeto é fortalecer a produção artesanal de grupos rurais, através da troca de experiências e da valorização da identidade cultural e da produção, de forma a gerar emprego e renda nas diversas regiões do país.

O estilista mineiro Renato Loureiro chega ao Piauí na próxima semana para auxiliar as bordadeiras da Associação Lili Escórcio, de Buriti dos Lopes; e as rendeiras da Associação Delta do Parnaíba, de Ilha Grande; na criação da coleção. Loureiro é destaque no cenário da moda, sendo reconhecido pela valorização dos elementos do artesanato regional em seus produtos. O estilista ficará no Piauí até o dia 23 deste mês, acompanhado de sua assistente Natália Assis.
Ao todo serão produzidas trinta peças, sendo quinze de cada grupo artesanal. De Ilha Grande, a coleção vai receber produtos com a renda de bilro; e de Buriti dos Lopes, o forte serão as peças em ponto cruz. “A coleção terá o tema Flores. As peças – camisetas, saias e vestidos – serão criadas com detalhes que remeterão à flora da região. A consultoria do estilista Renato Loureiro contribuirá para que esse produtos tenham maior valor agregado, com técnicas de design diferenciadas, e qualidade superior”, explica a gestora do Projeto de Artesanato do Litoral Piauiense do Sebrae no Piauí, Lúcia Carneiro. As peças criadas sob a consultoria do estilista Renato Loureiro serão apresentadas no Minas Trend, evento de negócios que acontecerá de 25 a 29 deste mês, em Belo Horizonte, Minas Gerais. A coleção também irá para evento em Paris em 2012.
informações:jornal da parnaiba

Um comentário:

  1. Parabéns ao MDA por essa iniciativa!!! O trabalho das artesãs Piauienses ganhará o mundo por conter originalidade e beleza! De extrema importancia para o Estado e para o país atravessar as fronteiras e o oceano!!!

    Tatiana Galeno

    ResponderExcluir