Durante a reunião, foram apresentados dados referentes à cajucultura piauiense, a qual, segundo estimativas, correspondem a 20% da produção da Região Nordeste. Por sua vez, foram apresentadas no encontro expectativas para novos cenários referentes à produção de caju no Piauí, nos quais estão inseridos tópicos como a consolidação do caju como alimento funcional e saudável e a expansão do mercado interno da amêndoa da castanha de caju.
Ainda conforme os dados apresentados houve um crescimento de aproximadamente 30 mil hectares entre 2000 e 2012. De acordo com Mavignon França, foram realizados diversos estudos, a fim de elaborar o Plano de Desenvolvimento Sustentável para a Cajucultura do Estado do Piauí.
“A cajucultura piauiense, após a criação da Câmara Setorial, passou a ter governança e, consequentemente, a crescer de forma contínua. O Plano de Desenvolvimento que está sendo financiado pela CODEVASF , ao passo que tem o apoio de instituições parceiras como a SDR, representa um marco de referência para a atuação da Câmara Setorial da Cajucultura do Piauí”, destacou o consultor em Economia Rural da CODEVASF.
Fonte: Acesse Piauí
Nenhum comentário:
Postar um comentário