sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Rendeiras do Piauí

As rendeiras de Ilha Grande (PI) chamam a atenção de quem passa pela cidade.
 O ofício minucioso é aprendido ainda criança e é passado de mãe para filha. Algumas vivem apenas da renda tirada da artesanato, e, segundo Maria Galeno, presidente da Associação das Rendeiras de Ilha Grande, quase todas as mulheres da cidade sabem fazer renda. O trabalho ficou conhecido até entre as celebridades. Elas já fizeram peças para a ex-primeira-dama Marisa Letícia, mulher de Lula, para a modelo Fernanda Lima e para Sophia, filha de Cláudia Raia com Edson Celulari


.


segunda-feira, 24 de setembro de 2012

apoio popular

Com grande participação popular, aconteceu uma carreata em apoio aos candidatos MAGNO e ISMAEL,a concentração aconteceu na praça São Pedro nos tatus e encerrou-se no centro onde aconteceu os discursos em apoio aos candidatos.



edição:minhailhagrande
imagens:Sonia Carvalho

domingo, 23 de setembro de 2012

Curso preparatório da Fundação Dr. Raul Bacellar




Pensando em facilitar a comunidade,uma oportunidade de ingresso profissional em uma instituição pública. A Fundação Raul Bacellar, abre matriculas para o curso preparatório do concurso dos Correios.


sábado, 22 de setembro de 2012

Projeto alimentação saudável na escola

Todos nós sabemos que a escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores e hábitos, entre eles está o da alimentação.
A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupõe a integração de ações em três pontos fundamentais:

 1 - ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas;
2 -  ações de apoio à adoção de práticas saudáveis por meio de uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar e
 3 - ações de proteção à alimentação saudável.

 Assim, consciente de que o tema, deve ser inserido, nas escolas,as secretarias municipais de saúde e educação,criaram o projeto: Alimentação Saudável,ministrado pela Nutricionista da merenda escolar com palestra e folders educativos para que o aluno adote hábitos alimentares no seu dia a dia.

Uma realização da secretaria municipal de saúde e secretaria municipal de educação


Um clássico!!!

Sala de leitura

Um dos mais belos projetos educativos do Serviço Social do Comércio (SESC/PIAUÍ) chegou a Parnaíba e está disponível nos jardins da Fundação Raul Furtado Bacellar, localizada na Rua Vera Cruz, 744, Bairro São José, trata-se do BiblioSESC

O projeto tem como principal objetivo estimular à leitura.
 Criado em 2005 pelo Departamento Nacional do SESC, trata-se de uma biblioteca volante, construída em um caminhão inteiramente transformado que percorre comunidades onde há carência de bibliotecas públicas e a população que tem pouco acesso à literatura.

A biblioteca móvel está estacionada e o público tem acesso gratuito, por meio de consultas ou empréstimos, aos livros, jornais e revistas disponíveis. 
O BiblioSESC possui um acervo de três mil livros divididos entre literatura brasileira e estrangeira, biografias, livros didáticos, jornais e revistas. O ambiente onde está o ônibus do projeto é espaçoso e propício para leituras.



informações: SESC/PI
fotos: proparnaiba
edição:minhailhagrande

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Um jeito diferente de olhar!!! - 19

Artesanato do Norte do Estado é destaque em qualidade e diversidade

O artesanato feito na região Norte do Piauí é permeado de cultura, beleza e diversidade de materiais.

Alguns artesãos usam o couro como matéria prima, outros utilizam bordados, tecidos, pedras, fibras e tintas. O fato é que o artesanato feito na região Norte do Piauí é permeado de cultura, beleza e diversidade de materiais.

Em Campo Maior, cidade localizada a 84 quilômetros de Teresina, os produtos feitos através de bordados e dos trançados em palha de carnaúba são os responsáveis por enfeitar a produção local. Mais de 100 mulheres dominam o oficio da costura, com a utilização da técnica conhecida como “bainha aberta”, da qual são produzidos inúmeros produtos, como toalhas de mão, toalhas de rosto, blusas, vestidos, roupas de cama, bolsas, dentre outros produtos.

Segundo a diretora do Programa de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Prodart), Francisca Lemos, três grupos são responsáveis pela produção local de Campo Maior, são eles: a Cooperativa dos Artesãos, a Oficina de Artesãos e o Grupo de Produção.

Na cidade de Castelo do Piauí, a 211 quilômetros da capital, a produção artesanal é feita a partir do couro. A Associação de Artesanato da cidade utiliza utensílios manuais na confecção de indumentárias de vaqueiro, peças decorativas e utilitárias, como caixas, tamboretes e acessórios de moda.
As opalas, biojóias e tecelagem, são os diferenciais do artesanato da cidade de Pedro II. “Atualmente, Pedro II é um expoente a nível nacional e internacional do nosso artesanato”, ressalta a gestora do Projeto Polos Artesanais do Sebrae, Rosa de Viterbo.

Na cidade, os garimpeiros e joalheiros transformam a opala bruta em peças como brincos, anéis, pulseiras e colares. A região também concentra o maior número de artesãos que dominam a técnica da tecelagem manual. O ponto tapuirana, por exemplo, técnica utilizada no tear manual é um dos diferenciais das peças confeccionadas pelos artesãos de Pedro II.No litoral, o artesanato ainda ganha maior presença.
Na cidade de Ilha Grande,a maioria da população domina o oficio da produção do artesanato com renda de bilrro e peças feitas à base de carnaúba.
A participação da associação do local em feiras específicas organizadas nas grandes capitais do país tem contribuído para a expansão da atividade.Em Parnaíba, localizada a 339 quilômetros da capital, a Cooperativa Artesanal Mista de Parnaíba (Campal) é a mais antiga do Piauí e agrega a produção de artesanato em escultura, trançados em palha de carnaúba, agave, cipó de leite, taboa, entre outros. Próximo à Parnaíba, em Luis Correia, grupos especializados com produções em fibra de taboa ganham destaque.


A grande variedade e qualidade dos produtos artesanais do Estado garantem o trabalho e renda de centenas de pessoas. “O nosso artesanato é de uma beleza ímpar e a qualidade dos produtos asseguram o destaque e referência dos produtos a nível nacional”, finaliza a diretora do Prodart Francisca Lemos.

edição: minhailhagrande
por: glenda uchoa

sábado, 15 de setembro de 2012

Parnaibano lança curta-metragem

O parnaibano Marcelo Rêgo lança nesta sexta-feira (14), às 18h30 na Sala Torquato Neto, no Clube dos Diários, em Teresina, seu primeiro filme, AMOR AZUL, um curta metragem com duração de 14 minutos, idealizado como trabalho de conclusão do curso de pós graduação em Artes Visuais pelo SENAC/CE.

O evento será aberto ao público, onde após a exibição será servido um coquetel e um bate papo com alguns integrantes da equipe técnica e atores e o diretor.

“A narrativa do filme não é clássica, tem uma montagem totalmente descompassada, com saltos, antecipações, rupturas no tempo onde o tempo psicológico do personagem se mistura com o tempo cronológico, criando uma certo estranhamento em quem assistir. O espectador será forçado a editar o filme em sua cabeça, montando as cenas de maneira a facilitar a compreensão e em algum momento terá que tirar suas próprias conclusões dos acontecimentos, pois o filme as vezes apenas sugere o acontecido, sem de fato mostrar o que aconteceu”, disse Marcelo Rego, diretor do curta

Cajú

Durante a reunião, foram apresentados dados referentes à cajucultura piauiense, a qual, segundo estimativas, correspondem a 20% da produção da Região Nordeste. Por sua vez, foram apresentadas no encontro expectativas para novos cenários referentes à produção de caju no Piauí, nos quais estão inseridos tópicos como a consolidação do caju como alimento funcional e saudável e a expansão do mercado interno da amêndoa da castanha de caju.

Ainda conforme os dados apresentados houve um crescimento de aproximadamente 30 mil hectares entre 2000 e 2012. De acordo com Mavignon França, foram realizados diversos estudos, a fim de elaborar o Plano de Desenvolvimento Sustentável para a Cajucultura do Estado do Piauí.

“A cajucultura piauiense, após a criação da Câmara Setorial, passou a ter governança e, consequentemente, a crescer de forma contínua. O Plano de Desenvolvimento que está sendo financiado pela CODEVASF , ao passo que tem o apoio de instituições parceiras como a SDR, representa um marco de referência para a atuação da Câmara Setorial da Cajucultura do Piauí”, destacou o consultor em Economia Rural da CODEVASF.

Fonte: Acesse Piauí

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

casa projetada por parnaibano que virou cena novela

Canal GNT mostrou uma casa projetada por piauiense de Parnaíba que virou cena novelas da Rede Globo.
O episódio desta semana do programa ‘Casa Brasileira’ (Canal GNT) mostrou o interior de um lar na Barra da Tijuca-RJ, construído com madeira, pedra, telhado em forma de asa delta e pé direito alto.
A criação é do arquiteto parnaibano Gérson Castelo Branco, um dos nomes mais importantes da arquitetura mundial. Hoje ele reside em Fortaleza - CE.
O espaço serviu de cenário para duas novelas da TV Globo dirigidas por Jayme Monjardim, ‘Viver a vida’, de 2009, e ‘A vida da gente’, de 2011.
‘Essa casa tem uma energia visual para usar em novela incrível’, disse o diretor.
por: Aquiles Niaró

domingo, 9 de setembro de 2012

Dicas

01 -Tenha um aperto de mão firme;
02 -Olhe as pessoas nos olhos;
03 -Gaste menos do que ganha;
04 -Saiba perdoar a si e aos outros;
05 -Trate os outros como gostaria de ser tratado;
06 -Faça novos amigos;
07 -Saiba guardar segredos;
08 -Não adie uma alegria;
09 -Surpreenda aqueles que você ama com presentes inesperados;
10 -Sorria;
11 -Aceite sempre uma mão estendida;
12 -Pague suas contas em dia;
13 -Não reze apenas para pedir coisas. Reze para agradecer e pedir sabedoria e coragem;
14 Dê as pessoas uma segunda oportunidade;
15 -Não tome nenhuma decisão quando estiver cansado ou nervoso;
16 -Respeite os seres vivos, principalmente os indefesos;
17 -Dê o melhor de si no seu trabalho;
18 -Seja humilde, especialmente nas vitórias;
19 -Jamais prive uma pessoa de esperança, pode ser que ela só tenha isso;
20 -Ame a Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo.

Doces do Labino

Vídeo produzido pela Cajuína Filmes para mostra um pouco sobre o projeto CAJUÍ da comunidade do Labino de Ilha Grande-PI.
Administrado por jovens da própria comunidade que trabalham com doces para gerar renda, já que tinham dificuldades de emprego para os jovens.
Eles veem nesse projeto uma oportunidade para o desenvolvimento da comunidade local. Este projeto, representando a Aliança Mandu, foi contemplado com o Prêmio ANU 2010, promovido pela CUFA - Central Única das Favelas, que tem como principal objetivo destacar experiências de toda natureza desenvolvidas em favelas de todos os Estados do Brasil, que contribuam para a evolução e revolução social desses espaços, identificando ações que tragam um novo significado para esses territórios e novas formas de convivência.

Um jeito diferente de olhar - 18

sábado, 8 de setembro de 2012

IX SEMANA DO PEIXE

Com o slogan “Pescado: dá água na boca e faz bem pra a saúde”o Ministério da Pesca e Aquicultura teve início a Semana do Peixe em 2012.
A ação segue dos dias 03 a 17 de Setembro,
e tem como objetivo incentivar o consumo de pescado no País.

07 de setembro!!

Com grande participação popular e autoridades do Exército e da Marinha, dos secretários municipais e da Prefeita do Município Joana D'arc,onde todos assistiram ao desfile Cívico das escolas municipais e estaduais em alusão ao 7 de setembro.
O desfile aconteceu na Avenida Martins Ribeiro até a Praça de Nossa Senhora da Conceição,todos prestigiando o desfile das escolas públicas,que esse ano teve como convidados a Banda Municipal de Parnaíba e o Tiro de Guerra 10-012.
Como já e tradição o desfile teve inicio no fim de tarde e terminou ao anoitecer.
Parabéns aos organizadores.

Dilma anuncia redução na tarifa de energia elétrica

Detalhe nos minutos 04:49,
“Vou ter o prazer de anunciar a mais forte redução que se tem notícia, neste país, nas tarifas de energia elétrica das indústrias e dos consumidores domésticos. A medida vai entrar em vigor no início de 2013. A partir daí, todos os consumidores terão sua tarifa de energia elétrica reduzida ou seja sua conta de luz vai ficar mais barata. Os consumidores residenciais terão uma redução média de 16,2%. A redução para o setor produtivo vai chegar a 28%, porque neste setor os custos de distribuição são menores, já que opera na alta tensão”, disse.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Criação de abelhas no Delta e Cerrados do Piauí

Projeto beneficia agricultura familiar dos Cerrados e do Delta do Parnaíba.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Meio-Norte) vai investir, a partir do próximo ano, cerca de R$ 489 mil em projeto de transferência de tecnologia com foco na criação de abelha sem ferrão nas comunidades de agricultura familiar na região dos Cerrados e no Delta do Parnaíba.
O projeto, já aprovado pelo Comitê Gestor de Programação da Embrapa, será executado em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, com a coordenação da pesquisadora Fábia de Melo Pereira.
Com o título Adequação do manejo e valorização do mel de abelha sem ferrão como alternativa econômica para comunidades de pequenos produtores da região Meio-Norte, o projeto terá ações voltadas para o estudo da biologia das espécies, descrevendo a arquitetura do ninho, adequando o manejo das colônias no período produtivo e buscando para o período da entressafra,
As abelhas sem ferrão não picam e, por isso, sua criação é barata e não exige roupas e equipamentos especiais. Como são nativas, podem ser adquiridas por meio de caixas-iscas, capturadas em desmatamentos autorizados pelo Ibama ou comprada de criadores licenciados.
O mel é um alimento saudável que pode substituir o açúcar, melhorando a alimentação e a saúde da família. Das colmeias é possível extrair mel, pólen, própolis e cera. Além do mais, criar abelha não ocupa muito tempo e permite uma renda extra para as famílias.
edição: minhailhagrande
informações: embrapa meio-norte

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Um dia no passado

Estávamos no ano de 1978, quando Parnaíba, tinha sido instituída como sede do 3º Pólo Turístico, mas, não tinha autonomia para fornecimento de gasolina aos domingos. A Praça da Graça, até aquele ano, tinha uma arquitetura paisagística que encantava aos visitantes e orgulhava a gente parnaibana. Numa atitude bem intencionada, mas precipitada face a indisponibilidade financeira, o gestor municipal na época iniciou os trabalhos e não conseguiu dar continuidade aos mesmos, criando então um clima de revolta na cidade. Foi quando, na noite de 31 de agosto de 1979, há 33 anos, em consequência da campanha deflagrada pelo jornal INOVAÇÃO em favor da reconstrução da praça, aconteceram os fatos que constam no artigo abaixo, publicado em setembro daquele ano, na 22ª edição do pasquim citado.
Caro Fidalgo,
Aqui na Parnaíba, o que se fala no momento, é a respeito dos acontecimentos que embalaram e envolveram a queda da paliçada existente ali onde existiram a Lagoa da Onça e a Praça da Graça de saudosas lembranças.
Embora fosse notória a revolta do povão em se ver privado do seu orgulho ao dizer com tanta convicção, que aquela praça era uma das mais lindas do norte e nordeste brasileiro, nunca se esperava que os fatos daquela noite chegassem a acontecer como alardeava o “Zé Povo” nos instantes de explosão da revolta pela mutilação de que foi vítima o local. Foi mítica a maneira como aconteceu. Mas, como se sabe que a juventude é vibrante, e tendo sido ela quem encabeçou o gesto, justifica-se plenamente o modo rebelde que caracterizou a realização daquela ação popular. Particularmente, fico com Nélson Rodrigues, quando ele diz – “O óbvio, até mesmo o ululante, sempre acontece”. E, isso, nada mais que isso, ficou ratificado naquela noite de 31 de agosto, quando os estudantes com toda raça juvenil, queimaram os tapumes da fantasma obra de reforma da Praça da Graça, fato que certamente figurará nos anais de nossa história, como reedição de outras datas magníficas, em que estiveram no auge os valores e as glórias do povo parnaibano.
Aliás, Simplição, desculpe a expressão! A queda daqueles tapumes que escondiam a mentira da grande verdade, veio em boa hora tirar do sufoco a que estavam submetidos perante a opinião pública os nossos representantes políticos aqui e em Brasília, pelas suas inoperâncias nos momentos exigíveis em prol das causas que eles de fato e de direito deveriam defender.
Esse é o caso da omissão da Parnaíba – sede do 3o Pólo Turístico Nacional – na listagem inicial das cidades turísticas granjeadas com o fornecimento de gasolina aos domingos, quando se sabe que até Sobral(CE), onde não existe um turismo incrementado, foi inserida graças à atuação oportuna dos seus líderes políticos.
O interessante de tudo é que essa gente tenta ludibriar a boa vontade dos conterrâneos, dizendo-se atenta aos problemas e anseios do pessoal cá da terrinha. Mas, não tem nada não. O exemplo da queima dos tapumes da Praça da Graça, está aí dando mostra de que, hoje, o povo parnaibano, é consciente e seguro de suas pretensões, sabendo distinguir as tongas e milongas das manobras demagógicas daqueles que tentam iludi-lo.
E assim, gente boa, vou ficando nestas próximas linhas, te dizendo que estamos em plena semana da pátria, na qual o povão panaibano, participa orgulhosamente, tranquilo e de peito lavado, ciente de que está cumprindo com o seu dever de cidadão brasileiro.
Cordialmente,
De Paula
Parnaiba - PI, 31.08. 2012
Por Vicente de Paula Araújo Silva “Potência”

BELAS PRAIAS DO PIAUÍ NO NORDESTE DO BRASIL

O Jornal Hoje da Rede Globo no quadro "Tô de Folga" mostrou reportagem especial sobre o litoral piauiense.
Além das belezas naturais, o visitante pode conhecer um povoado especial, Sobradinho, que ganhou fama em todo o Brasil depois da novela Cheias de Charme.
A culinária é outro ponto forte que atrai os visitantes.

Uma realidade!!

O Barro Vermelho acaba de receber mais uma ação do Governo Federal, Ministério do Turismo e Prefeitura Municipal.
Obras de pavimentação poliédrica estão sendo executadas naquela comunidade a obra conta com um valor total de R$ 148.433,16, na ocasião a estrada do leite recebeu parcialmente o calçamento alem da rua projetada 151 todas na comunidade.
Essas ações são antigas reivindicações dos moradores,já que no período invernoso a comunidade sofria com alagamento e ruas esburacadas.