![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEimEOBTAmf5WQyXc7DS1ZvcdnlSzE9E0hf4yWPRD3PT-Ud5zbSoPI8PbCqCov2vaVsQQvIYy7eZhJouda3eGH_Xx9rJSYsGI2iykyp7bStx0fLpPSXjv2f6KojihsAEMOhhjaEuY0xfImxA/s320/caranguejo+verde_delta.jpg)
A conquista do Selo Caranguejo Verde tem um grande significado e desempenha um papel ativo no manuseio do caranguejo e contribui para a sustentabilidade na região do Porto do Tatus, no Delta do Parnaíba, onde fica a Associação dos Catadores da Ilha Grande (PI), local que abastece o mercado de Fortaleza.
Uma garantia de padrões ecologicamente corretos de captura, estocagem e transporte de crustáceos vivos. O caranguejo do Beach Park é o primeiro do país a conquistar o Selo Caranguejo Verde, certificação de acordo com a tecnologia desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Meio Norte.
O selo foi lançado oficialmente no dia 21 de outubro e, nos próximos seis meses, a partir dessa data, o complexo turístico terá a exclusividade da certificação ecológica de bares, restaurantes e barracas de praia que comercializam o produto.
Adotar as recomendações do Selo Caranguejo Verde exige esforços e investimentos de todos os envolvidos: a mudança vai desde a capacitação dos catadores sobre a captura correta dos crustáceos, respeitando a idade ideal e épocas de reprodução, até a higienização e a aquisição de materiais adequados para estocagem e transporte do animal.
O Selo Caranguejo Verde também visa a manutenção das populações de caranguejo e a preservação do ecossistema do manguezal, a inclusão social por meio de remuneração mais digna aos catadores de caranguejo e a garantia dos direitos das crianças e adolescentes, com a exclusão do trabalho infantil.
fonte: jornal da parnaiba
Nenhum comentário:
Postar um comentário