sexta-feira, 30 de novembro de 2012
segunda-feira, 26 de novembro de 2012
sábado, 24 de novembro de 2012
1º Eco-Downwind Bagre Kite School
Praias do litoral do Piauí serão cenário para evento de Kitesurfe o 1º Eco-Downwind Bagre Kite School.
Os ventos irão soprar forte em Cajueiro da Praia, ponto de partida do 1º Eco Downwing Bagre Kite School, evento voltado para os amantes do kitesurfe e promovido pela escola com certificação IKO (International Kiteboarding Organization) Bagre Kite School, que fica localizada na praia do Coqueiro.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjddFu34q_VelBIRAApcOMFB5GclD8dyEfYPr05Y-VczIT1i_oV19woMQio_YWvYH-AacGw6JgibgQG1K8gYt9lvhnAPwdn5UCYWvA3wBox0979bD7IQlkAk7bYyH-htdgoj8LYD-FHGPXs/s400/logo+kite.jpg)
Todo o litoral piauiense será desbravado na prova, que terá como percurso as praias de Barra Grande, Maramar, Coqueiro e Pedra do Sal. Os participantes irão velejar cerca de 70 km de praia. Aproximadamente 30 kitesurfistas estarão presentes no evento
![](http://2.bp.blogspot.com/-v9RFzW0MVmQ/UBHmPpJbgbI/AAAAAAAAAIU/iRJMYy5G0-E/s400/IMG_3211+copy.jpg)
De acordo com o organizador do evento, Francisco Flávio (Bagre), o passeio irá fomentar o crescimento do esporte no Piauí. “Além de muita adrenalina pretendemos estimular o desenvolvimento do turismo sustentável no Estado. Os kitesusrfistas terão a oportunidade de conhecer muitas belezas naturais do litoral piauiense. É uma forma também de conscientizarmos a população da importância da preservação das nossas praias e do nosso litoral, que apesar de pequeno é um dos mais belos do Nordeste”, destaca o professor de kitesurfe.
.
sexta-feira, 23 de novembro de 2012
Estudantes pedem restauração de prédio histórico através de faixa
Os estudantes do curso Bacharelado em Direito da Universidade Estadual do Piauí - UESPI, pediram providências ao poder público para a restauração do prédio da antiga escola Miranda Osório, localizada na Avenida Presidente Getúlio Vargas, centro de Parnaíba.
Por um tempo em processo de deterioração, o prédio não pode mais abrigar os estudantes do curso por não ter mais condições estruturais, o que compromete a segurança dos mesmos.
A manifestação que partiu dos alunos do curso se deu através de uma faixa exposta na área externa do prédio histórico, com a seguinte frase:
"Este prédio é do Piauí e de Parnaíba.
Está abandonado e caindo.
RESTAURAÇÃO JÁ!".
informações: portalodia.com
edição: minhailhagrande
Lançamento ANOR
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhS8YVrGYlv7e9SW7ZO0YgXLrQwQJHG9wPCSAZIk-yzsd-C-sZnHFmWJdbmRg3rysETRJaD_qLQomUbc6WTGrft9OVksaNTyzyRM2exNMI51VeEi0pumeja4hnvmbVqric7COf-e1Xx8og2/s320/Munic%C3%ADpios+do+Norte+do+Piau%C3%AD.png)
O lançamento do projeto ANOR – Associação dos Municípios do Norte do Estado do Piauí, está previsto em princípio para acontecer dia 13 de Dezembro, com a presença dos 27 prefeitos e vice-prefeitos eleitos das cidades de: Batalha, Bom Princípio, Brasileira, Buriti dos Lopes, Cajueiro da Praia, Campo Largo, Caraúbas, Caxingó, Cocal, Cocal dos Alves, Esperantina, Ilha Grande, Joaquim Pires, Joca Marques, Luís Correia, Luzilândia Madeiro, Matias Olímpio, Morro do Chapéu, Murici dos Portelas, Nossa Senhora dos Remédios, Parnaíba, Piracuruca, Porto, São José do Divino, São João da Fronteira e São João do Arraial.
Na oportunidade serão apresentadas as metas e propostas que serão desenvolvidas com a constituição desta personalidade jurídica que amparada na LEI Nº 11.107, DE 6 DE ABRIL DE 2005, buscará, através da coletividade, resolver alguns problemas que a região norte do estado necessita.
edição: minhailhagrande
Processo de transição
Técnicas da Coordenação de Assistência Técnica aos Municípios-CATEM, da Seduc-PI, promovem reunião com a Comissão de Transição, Técnicos da Secretaria Municipal de Educação de Ilha Grande e integrantes do Comitê do PAR. Esta é uma ação do Projeto Travessia cujo o objetivo é conscientizar os gestores sobre a importância da continuidade das políticas públicas educacionais nos municípios, mesmo em meio a sucessão de governos.
por: Regina Neris
edição: minhailhagrande
quarta-feira, 21 de novembro de 2012
MPF-PI pede que Polícia Federal faça perícia na água distribuída no Piauí
A qualidade da água distribuída aos piauienses está sendo alvo de uma investigação solicitada pelo Ministério Público Federal no Piauí (MPF-PI), por meio do procurador regional dos direitos do cidadão Kelston Pinheiro Lages, à Polícia Federal. Foi pedida a abertura de dois inquéritos para apurar a existência de crimes ambientais envolvendo a qualidade da água distribuída à população piauiense e a degradação dos rios Poti e Parnaíba, sendo citada a desenfreada proliferação de aguapés nos rios.
Nos dois inquéritos, o procurador requer a identificação dos responsáveis pelos delitos criminais. O procurador requereu como diligência inicial do inquérito policial a oitiva do então presidente da Agespisa, Raimundo Neto Nogueira. Em relação à qualidade da água, Kelston Lages requereu como diligência inicial a realização de perícia na água distribuída à população piauiense para atestar a sua potabilidade e atendimento aos parâmetros estabelecidos.
por: Savia Barreto
edição: minhailhagrande
Parnaíba e seus encantos!!!
terça-feira, 20 de novembro de 2012
CEIR Móvel
Os municípios de Parnaíba, Luís Correia, Bom Princípio, Cajueiro da Praia e Ilha Grande, receberão atendimentos do Ceir Móvel. O projeto Ceir Móvel busca descentralizar os serviços oferecidos pela oficina ortopédica.
No período de 5 e 7 de dezembro, uma equipe multiprofissional do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) estará nos municípios de Parnaíba, Luís Correia, Bom Princípio, Cajueiro da Praia e Ilha Grande realizando atendimentos às pessoas com deficiência física. Os atendimentos acontecerão na APAE, situada na Rua Afonso Pena, Centro de Parnaíba, a partir de 8 horas.
O projeto Ceir Móvel busca descentralizar os serviços oferecidos pela oficina ortopédica do Ceir, em Teresina, possibilitando à população de todo o Estado receber os produtos ortopédicos gratuitamente, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a coordenadora do Ceir Móvel, Raquel Brito, para receber atendimento, a população precisa entregar a solicitação médica, documentos de identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência na Secretaria de Saúde do Município. “Após formular o processo, as pessoas com deficiência física deverão comparecer ao local de atendimento em Parnaíba para tirar os moldes e as medidas”, explica.
“Nesse primeiro momento, a equipe do Ceir Móvel realiza os atendimentos e somente após as etapas legais do Sistema Único de Saúde e a fabricação do material pela oficina ortopédica do Ceir, voltaremos à cidade para entregar os equipamentos. O retorno acontece de 50 a 60 dias após o primeiro atendimento”, explica a coordenadora.
Por Mayara Ferreira
edição:minhailhagrandfe
Plano de Atuação na Comunidade- PLA
Os adolescentes do Projovem juntamente com seus orientadores promoveram ciclo de palestras nas escolas municipais e estaduais dos Bairros: Tatus, Centro e Barro Vermelho, uma ação do Plano de Atuação na Comunidade- PLA
As palestras trataram sobre o tema da Drogadição e contaram com a parceria da Secretaria de Educação e de Saúde do municipio.
Tiveram como palestrantes a Capitã Ana Cláudia, do 2º Batalhão de Polícia Militar, a professora Kessiane Ribeiro, professor Valdeci Ricardo, a enfermeira Cristiane Alencar.
sábado, 17 de novembro de 2012
Rádios Comunitárias
A Comissão da MP 575, presidida pelo deputado federal piauiense Assis Carvalho (PT), reunida nesta semana, aprovou um item que prevê o fim da criminalização de pessoas que atuam em Rádios Comunitárias. "É uma vitória importante da democracia, pois a legislação tratava essas pessoas como verdadeiros bandidos e o que queremos é que sejam legisladas pelo Código Civil", comemorou o senador Wellington Dias (PT-PI), membro da Comissão.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiGzH2aTovK33XfH2BqQO2rYHxKX92a_hrZTIAxrB1eGKRiA2yhJlz3d6BuH7oV3ExRx9tirUASfQ3A9jyh8a6AQNJFk94peGk9mc4rMJ_O1JwuMF1FBJyNH65h2rbN9_AzOWuZOHNDYQxb/s400/r%C3%A1dios+comunit%C3%A1rias1.jpg)
Fonte: Acesse Piauí
quinta-feira, 15 de novembro de 2012
Doutor Honoris Causa
Natural de Parnaíba, nascido em 18 de fevereiro de 1932, Francisco de Assis Almeida Brasil é membro das academias Piauiense e Parnaibana de Letras. É autor de obras expressivas na literatura nacional, como Beira rio beira vida (1965) e Os que bebem como os cães (1975). Escreveu também A filha do meio-quilo (1966) entre outros livros, inclusive obras para crianças e jovens.
A solenidade foi presidida pelo reitor Luiz de Sousa Santos Júnior, acompanhado dos demais membros do conselho universitário, trajados das vestes talares. O reitor leu o termo indagativo, perguntando se Assis Brasil aceitava receber o título. "A academia se curva aos seus conhecimentos pois é digno dessa honraria", disse.
"Agradeço do fundo meu coração, é uma honra. Como escritor sou um observador da vida, o ser humano é minha matéria-prima", declarou Assis Brasil.
O escritor Assis Brasil recebeu o título de "Doutor Honoris Causa" da Universidade Federal do Piauí - UFPI.
A solenidade aconteceu no cine teatro da instituição, em Teresina.
A solenidade aconteceu no cine teatro da instituição, em Teresina.
edição; minhailhagarande
informações; UFPI
Meio Ambiente e os Residuos Sólidos
Uma reunião que contou com os prefeitos de 4 municípios e representantes de entidades ligadas à preservação ambiental na planície litorânea.
A gestão integrada dos resíduos sólidos é uma proposta feita aos municípios de Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Luiz Correia e Parnaíba para que se unam e utilizem o mesmo aterro sanitário para descarte de lixo.
Só Parnaíba é capaz de gerenciar o consórcio entre os municípios pois é quem tem maior estrutura para receber os resíduos e reciclá-los. Há 8 anos as instituições tentam por o projeto adiante mais encontram resistências na burocracia imposta para realização do mesmo. O secretário das cidades Merlong Solano garantiu que está trabalhando para que os projetos de consórcio sejam instalados com sucesso em todo Piauí.
edição: minhailhagrande
informaçõs:180graus.com
segunda-feira, 12 de novembro de 2012
Prejuízo na produção de mel e caju
A presidente Dilma Rousseff autorizou a prorrogação do Seguro Safra no Piauí por mais dois meses. O secretário de Desenvolvimento Rural, Rubem Martins, informou que são 82 mil famílias beneficiadas em 82 municípios cadastrados. Ele disse que foi liberado R$ 15 milhões em recursos.
O Piauí está tendo um prejuízo acima de 80% na plantação de caju, criação de peixe e produção de mel. “Em alguns municípios, o prejuízo na apicultura, principalmente no semi-árido já chega a 100% e na produção do caju 90%”, contabiliza Rubem Martins.
sexta-feira, 9 de novembro de 2012
Livro
Com apoio cultural das Faculdades INTA(Sobral-Ce), FID (Parnaíba-Pi) e FAEPI(Teresina-Pi) e com edição e publicação da Editora Gráfica e Universitária Sobralense-EGUS, o professor Dr. Iweltman Mendes, da UFPI, fará uma série de palestras nos dias 13, na abertura do II Encontro de História da Faculdade Internacional do Delta (INTA-Parnaíba), e 14 de novembro próximo, nos auditórios da Universidade Federal do Piauí (UFPI-Parnaíba) e no Encontro de Produção Científica da Faculdade Piauiense (FAP-Parnaíba), e lançará seu mais novo trabalho “História da Educação Piauiense”.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjziKPNAIgS9pq1VefQZ-zzR4KJN39FXIAfvA2r9x48PJo9Rp-cn0RyAVArz2sxNAT25lwGHgqBmW1v0vU_fxW_JT2IEJGEzuj0KzR7-OrqBmsdi0xShRwLG-dBqeHG7EqnXfZBO5NLzt4/s400/2.png)
O livro é um estudo sobre a manutenção e o financiamento da educação piauiense nos períodos históricos: Colônia (1711–1822), Império (1822–1889) e República, tendo como espaço de análise a Capitania/Província/Estado do Piauí, em um corte cronológico que se estende de 1711(chegada dos jesuítas à Capitania) aos dias atuais.
A investigação de como se deu o processo de manutenção e financiamento da educação colonial, imperial e na República no Piauí, numa região, que por séculos constituiu-se na capitania, província e posteriormente em um dos estados mais pobres da Federação Brasileira.
quinta-feira, 8 de novembro de 2012
Festival do Caranguejo/2012
A Prefeitura de Ilha Grande - PI realizará o VII Festival do Caranguejo.
O evento acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de Novembro,onde será realizado a escolha da Miss Caranguejo e outras apresentações culturais.
Não deixando esquecer a praça de alimentação, uma tradição consagrada, grandes shows musicais com as bandas Pagobio, Forró Bom Demais e Zabumbada.
Neste ano a Prefeitura promoverá o evento com o apoio da Nova Schin,que se torna a mais nova parceira na realização do evento.
terça-feira, 6 de novembro de 2012
Mais um onibus
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi8DDRUwc8dJSZ_7iWp_ZJ4m-WDc0s-ARsHS105wV7N4AAd8kcbJndlAZnfIXkR1bxNmBdaKKec2LvSeuwyhUYBkRNGlEU2C1Fb38tfDTe3IBuldT_ekjgdVUtMuINDb2RtfrWWR8UclLY/s1600/Micro+%C3%94nibus+escolar.jpg)
A cidade de Ilha Grande,adquiriu mais um Ônibus Escolar com recursos do PNATE, (Programa Nacional do Transporte Escolar).
A Secretaria Municipal de Educação, informa que com a aquisição deste novo ônibus o problema de transporte escolar no município estará praticamente sanado.
Alunos das localidades mais distantes terão um transporte seguro e de qualidade.
O veiculo além de ter os itens obrigatórios de segurança será adaptado aos portadores de necessidades especiais.
"A aquisição do novo ônibus é uma conquista e uma prova de comprometimento com a educação do município",disse Joana Darc.
Assinar:
Postagens (Atom)