sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Contenção das dunas

Secretário Dalton Macambira e comitiva de técnicos da CODEVASF e da CONSPLAN realizaram, reunião aberta na Praça do Tatus.
Os técnicos e o secretário explicaram o Projeto de Contenção de Dunas e solicitaram o apoio da comunidade. Em seguida os moradores tiveram oportunidade de colocarem suas dúvidas.
Dentre os presentes estavam a Prefeita Joana D’arc, os presidentes de associações do bairro e a população em geral.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

inclusão!!

A Escola Aberta Michele Massimiliano Marco Pingio recebeu a doação de equipamentos que irão compor o laboratório de informática de acordo com a coordenação do projeto esse era um sonho antigo que agora pode ser realizado com a construção do espaço digital por amigos italianos e a doação recebida de uma ONG com sede em Teresina MP3 Movimento pela Paz na Periferia.
No reinicio do semestre o laboratório de informática irá atender os jovens e crianças da comunidade que terão a oportunidade de receber capacitação em informática, alem das atividades de outros projetos de valorização e inclusão de jovens como: Projeto Capoeira da Escola Aberta com o Grupo Raízes do Brasil; Programas de Correção de Fluxo e o Mais Educação.
com informações de Regine Neres

Até quando???

Vários são os setores federais em greve.
O cidadão todos os dias precisa de algum tipo de serviço que envolva algum desses órgãos, sem falar nos alunos da UFPI há 3 meses sem aula.
Tá difícil, e quem sofre além do servidor, é o cidadão que necessita do atendimento.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Calçamento!!!

A Prefeita Joana D’arc foi conferir o andamento do serviço e a satisfação dos moradores locais, confidenciando ser um sonho que está sendo realizado.
Essa obra beneficiará várias famílias da comunidade, que sofriam com a precariedade do acesso que era de piçarra e provocava muitos incômodos. Não só a Estrada do Leite, mas outras ruas da comunidade receberão pavimentação, ela ainda acrescentou que mais obras poderão ser executadas naquela comunidade.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Luiz Gonzaga a voz que não cala

Os Estados nordestinos uniram-se nesse ano de 2012 para comemorar o centenário de Luiz Gonzaga o “Rei do Baião”. Homenagens justas ao grande artista pernambucano que revelou ao Brasil que o Nordeste não era Norte, que tínhamos uma cultura, uma tradição, uma identidade própria.
Mas, além de cantador, forrozeiro, animador de xote e de xaxado, Luiz Gonzaga utilizou a sua música para denunciar as injustiças, a fome, a miséria e a seca que assolavam o Nordeste, e foi por mais de meio século o nosso parlamentar mais atuante sem mandato e sem partido. As letras de suas músicas e de seus parceiros sobre a seca como Asa Branca, Triste Partida, Acauã, Vozes da Seca eram de um discurso direto, de entendimento fácil, mesmo poéticas foram mais verdadeiras que todas as falas já pronunciadas pelos “Homê pur nóis escuídos para as rédias do pudê” no Congresso Nacional, Assembleias Legislativas ou Câmaras Municipais sobre o tema. Por capricho do destino, o ano de seu centenário, 2012, é também, um ano de uma terrível seca que oportuniza novos discursos, novos atores com projetos faraônicos que sempre entram em cena com a volta desse fenômeno cíclico que é a seca no Nordeste. Em 1953 Luiz Gonzaga e Zé Dantas já apresentavam a solução:
“Dê serviço ao nosso povo, encha os rios de barrage Dê comida a preço bom, não esqueça a açudage Livre assim nóis da esmola, que no fim dessa estiage Lhe pagamo inté os juru sem gastar nossa corage”
Por que então soluções simples como estas não foram e não são adotadas? A resposta é clara: Muitos políticos necessitam da miséria, da fome e da seca para manterem-se no poder. Seus discursos mais parecem cantos de aves de agouro: “Na tristeza da seca, só se ouve Acauã”.
A seca no Nordeste é um assunto por séculos lamentada, denunciada, comentada por agentes políticos, páracos, pastores, bispos, imprensa... Que a cada novo discurso que escuto, no meu íntimo recito Luiz Gonzaga: “Te cala Acauã; que é pra chuva voltar cedo”.
Nos dias atuais, a seca nordestina revestiu-se de dados estatísticos, técnicas com índices, porcentagens, Bolsa Estiagem, Seguro Safra, etc, etc, etc. Tudo visando mascarar a desertificação do nosso solo, a falta de açudes, de irrigação, de poços, da miséria do nosso homem... Tudo visando ensejar novas campanhas humanitárias, doação de cestas básicas, distribuição de água em carros pipas, programas financeiros assistenciais e ocasionais... nos colocando mais uma vez como fardo que o restante do Brasil tem que carregar.
Realmente não quiseram entender Luiz Gonzaga e a mensagem por trás de sua arte. Mas seu brado, nesse ano de seca, ano de seu centenário é tão atual e verdadeiro que merece ser lembrado:
“Seu dotô os nordestino tem muita gratidão Pelo auxílio dos sulista nessa seca do sertão Mas dotô uma esmola a um homem que é são Ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão”. Tenho dito.
Iweltman Mendes é professor da Faculdade Internacional do Delta – INTA/Parnaíba

Congresso Internacional de História e Patrimônio Cultural

Será realizado em Parnaíba (PI), nos no período de 20 a 22 de agosto de 2012, o Congresso Internacional de História e Patrimônio Cultural com o tema “Patrimônio, Sociedade, Museus e Sustentabilidade”.

O evento é uma realização do Grupo de Pesquisa Patrimônio Cultural/CNPq e Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente; Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa; IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Superintendência Estadual do Piauí.
O congresso tem por objetivo ampliar as discussões no campo do Patrimônio Cultural; estabelecer diálogos com pesquisadores das ciências históricas e sociais; categorias história, memória, sociedade, identidade, cultura, patrimônio, museus, sustentabilidade se relacionam e nos permitem pensar e elaborar investigações, materiais e metodologias para a pesquisa da cultura material e imaterial, com o intuito de sensibilização comunitária.
As inscrições podem ser feitas no escritório da Comissão Ilha Ativa (CIA), localizado no Hotel Delta, Av. Presidente Getúlio Vargas,sala 207. Contato: (86) 3322-3505.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Festa de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça

Com a fé fortalecida pela recente Grande Semana Missionária realizada em nossa Paróquia, Convidamos a todos para a festa da padroeira de nossa Paróquia e da Diocese de Parnaíba, que se realizará no período de 29 de agosto a 08 de setembro, onde refletiremos o lema :
“Ide e fazei discípulos meus todos os povos” Mt 28,19.

domingo, 5 de agosto de 2012

imagens barro vermelho!!

6 anos

O Senado Federal comemora, dia 7, seis anos da criação da Lei Maria da Penha.
Será realizada uma audiência pública sobre o tema na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado.
Em seguida, às 16h, será inaugurada a exposição Lei Maria da Penha: Seis anos em defesa das mulheres, na Galeria do Senado.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Ouro Olímpico

A judoca piauiense Sarah Menezes conquistou o ouro nos Jogos Olímpicos de Londres.
Foi a primeira medalha olímpica na categoria feminina na história do Judô brasileiro. A decisão foi contra a romena Alina Dumitru, campeã em 2008, que derrotou a líder do ranking mundial, Tomoko Fukumi, do Japão.
Ao sair do tatame, a piauiense foi às lagrimas.