segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

cajuína

A cajuína, a bebida mais popular do Piauí, ganha agora uma versão orgânica. O suco bem leve de caju, com muitos nutrientes, começa agora a fazer sucesso no resto do país.
A bebida não é um refrigerante. Ela não tem gás. É um suco de caju mais leve, porque é feita sem o tanino: é o tanino que deixa aquela sensação de “garganta travada”. No Piauí, a população comemora a safra do caju. A castanha é vendida para o mundo inteiro e o fruto é usado para produzir a bebida mais popular da região - a cajuína - 400 fábricas fazem 4 milhões de garrafas por ano.
Só uma produz cajuína orgânica. É a empresa do engenheiro agrônomo Josenilto Lacerda Vasconcelos. “A cajuína tem um índice de aprovação de mais de 80% para quem prova pela primeira vez. E pelas qualidades nutricionais. Nós estamos caminhando para uma época de valorização dos alimentos funcionais. E a cajuína é um alimento que se enquadra perfeitamente dentro desse conceito”, avalia o empresário. “O Sebrae está buscando dar esse apoio através de consultorias, cursos, treinamentos, organização dos produtores, onde principalmente buscamos trabalhar a questão de fortalecer as cooperativas, a união dos produtores, para que eles possam ter um ganho maior através da redução de custos e de acesso a mercado”, disse Élcio de Lima Nunes, do Sebrae de Parnaíba

edição: minhailhagrande

por: PEGN

CASA PIAUÍ DESIGN

Resultado da premiação da Mostra Casa Piauí Design 2011, projeto desenvolvido pelo Sebrae que foi avaliado pelo designer Marcelo Rosenbaum teve o resultado divulgado no último dia 19. Na categoria Cestarias e Trançados a vencedora foi a Associação de Artesanato em Trançados da cidade de Ilha Grande.
A avaliação foi feita com base em critérios como grau de inovação dos produtos, adequação econômica, adequação ambiental, adequação cultural e grau de qualidade percebida. Os produtos foram julgados em sete categorias, de acordo com cada segmento produtivo.
A Casa Piauí Design é um projeto do Sebrae no Piauí, no qual a produção artesanal é trabalhada alinhada ao design. Em 2011, a mostra envolveu vinte e quatro grupos produtivos, que foram apoiados no processo criativo por dezoito arquitetos e designers. Foram desenvolvidas cento e vinte peças de decoração para a composição de ambientes, que vão do simples ao sofisticado.
edição: minhailhagrande
informações: sebrae

sábado, 28 de janeiro de 2012

IV ENCONTRO DE EDUCAÇÃO

Nos dias 01/02/03/04 de fevereiro, será realizado no município de Ilha Grande,o IV Encontro de Educação, que pretende reunir todos os profissionais de educação do município.

Durante o encontro, serão abordados temas voltados para a educação ambiental, o ensino EJA no Brasil, e também uma Capacitação dirigida pelos Diretores Administrativos e Coordenadores Pedagógicos.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO IV ENCONTRO DE EDUCAÇÃO

Local: Salão Paroquial
Dia 01/02/2012
MANHÃ
Credenciamento e Abertura: 7h as 9h Palestra das 9h as 11h: “Educação básica: compromisso de todos (criança, família e escola)” Me. Antenor Filgueiras Lobo Neto- Promotor titular da 1ª Promotoria de Justiça Cível TARDE Palestra das 13h as 15h- “Ética Profissional, Um compromisso social.” Esp. Nanci Costa da Silva Palestra das 15h as 17h- “Leitura e produção de texto: propostas para construção de sentidos” Esp. Allan de Andrade Linhares
Dia 02/02/2012
MANHÃ
Palestra das 7h as 9h- “Políticas e desafios da EJA no Brasil” Ma. Regina de Fátima Mendes Schmidlin Palestra das 9h as 11h- “Educação inclusiva: uma prática de todos nós” Esp. Filomena Maria Gomes de Souza Santos TARDE Palestra das 13h as 17h- “Metodologias em Educação Ambiental” Ma. Francinalda Maria Rodrigues da Rocha - Projeto Tartarugas do Delta
Dia 03/02/2012
Capacitação dirigida pelos Diretores Administrativos e Coordenadores Pedagógicos em suas respectivas escolas e turnos de trabalho.
Dia 04/02/2012
Oficina das 7h as 11h/13h as 17h- “Confecção de materiais lúdicos e pedagógicos”Esp. Filomena Maria Gomes de Souza Santos Somente para docentes da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Maria de Lourdes dos Santos Souza.

parabéns ILHA GRANDE pelos18 anos!!

Ilha Grande tem uma população de aproximadamente 9 mil habitantes. Possui uma área de cerca de 134,32 km² e um PIB per capta de 2.210,00 reais. É um dos quatro municípios litorâneos do Piauí. O Porto dos Tatus na Ilha Grande é por onde saem as embarcações para o passeio no Delta do Parnaíba e por isto o município é considerado o Portal para o Delta do Parnaíba, possui também um Santuário em homenagem à Nossa Senhora Mãe dos Pobres e Senhora do Piauí.
O município de Ilha Grande do Piauí foi desmembrado de Parnaíba no dia 26 de Janeiro do ano de 1994 na gestão do governador Freitas Neto. A emancipação de parte da Ilha Grande de Santa Isabel, conhecida pelos mais antigos pelo nome de Morros da Mariana quando desmembrada passou a se chamar de Ilha Grande do Piauí. Este município hoje faz parte da microrregião do Litoral Piauiense e da qual fazem parte outros doze municípios, incluindo o maior deles, Parnaíba, com seus pouco mais de 150 mil habitantes.
O pesca, a cata do caranguejo-uçá e a agricultura, principalmente o plantio de arroz nas vazantes do rio Tatus, são as principais fontes de renda dos ilhagrandenses. Anualmente, no mês de novembro é realizado o tradicional Festival do Caranguejo. O artesanato tem seu ponto forte nas complexas rendas de bilro, conhecida no mundo inteiro, produzido pelas rendeiras do Morro da Mariana.
por: jornal da parnaiba
edição: minhailhagrande

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

voluntários!!!

Voluntários de VERONA e MANTOVA na Itália,em missão no Brasil na comunidade Barro Vermelho em Ilha Grande no Estado do Piauí.

Ajudam na reforma,pintura e ampliação da “Escola Aberta Michele – Massimiliano – Marco - Pingio” nessa comunidade.

Em 2005 a Escola foi criada pelo grupo de voluntários com duas salas de aulas/cantina/banheiro.
Agora esses mesmos voluntários doam uma sala de informática(parte física),uma recepção e um depósito,representados aqui pelo senhor FRANCO DAI PRÉ.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

hit da próxima estação!!

cabesativa 12 anos!!!

Estamos comemorando o aniversário de 12 anos do CABESATIVA e estamos pedindo o seu apoio para a divulgação deste evento.
BANDA CABESATIVA DANIEL (86) 9473 8824

Governo vai entregar 16 ambulâncias

Em solenidade que será realizada nesta sexta-feira (20), às 08:00h, no Palácio de Karnak, o governador do Piauí, Wilson Martins (PSB), e a secretária de Saúde, Lílian Martins, entregarão 16 ambulâncias equipadas para reforçar a frota dos hospitais regionais e estaduais. Serão beneficiados os hospitais regionais das cidades de: Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Oeiras, Valença, Picos, Uruçuí, Bom Jesus, São Raimundo Nonato e os hospitais estaduais de Luzilândia, Corrente, Esperantina, Elesbão Veloso, São Miguel do Tapuio, São João do Piauí e Canto do Buriti, totalizando investimentos na ordem de R$ 1.5 milhão. Os veículos foram adquiridos com recursos do tesouro estadual.
informações : jornaldaparnaiba

SCUD no Ceara in Rock!!!

"Mais uma banda do Nordeste do Brasil confirmada no CearaInRock, que acontece no carnaval na Serra do Baturité! SCUD, galera!”
Foi assim que a produção do CearaInRock confirmou o SCUD no cast da 4ª edição do evento que ocorre na Serra de Baturité, localizada na cidade de Mulungu, no Estado do Ceará.

Dr. Evandro Lins e Silva é merecedor de todas as homenagens que Parnaíba, o Estado do Piauí e o Brasil possa prestar

Dr. Evandro Lins e Silva nasceu em Parnaíba (PI), na Ilha Grande de Santa Isabel no povoado Santa Isabel que fica defronte a cidade e a ela ligada pela ponte Simplício Dias, no dia 18 de janeiro de 1912.
Hoje faria 100 anos!!

sábado, 7 de janeiro de 2012

encontro

A deputada estadual Juliana Moraes Souza (PMDB) recebeu, na sede da Federação das Indústrias do Piauí (FIEPI) em Parnaíba, na tarde dessa sexta-feira, 6 de janeiro, a presidente da Federação Estadual dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Estado do Piauí, Silvana Lira, e agentes de saúde de vários municípios da Região Norte. Além do encontro com os profissionais da área da saúde, Juliana Moraes Souza também esteve reunida com a prefeita de Ilha Grande, Joana D´Arc Sertão; os vereadores Francisco das Chagas Vaz dos Santos (Cassunete); Batista Gregório; Edmar, “O Sargento”; e Pereirão, e a delegada Maria de Jesus Bastos. As lideranças políticas de Ilha Grande entregaram várias solicitações à deputada Juliana Moraes Souza, entre elas a de ampliação da quantidade de policiais no município litorâneo, e de obras de restauração de estradas, infraestrutura e turismo. A prefeita Joana D´Arc Sertão disse que nos últimos sete anos o município não recebeu nenhum reforço policial e a cidade ficou sem investimentos em quase todas as áreas. "A população aumentou e a quantidade de visitantes que procuram as belezas do Delta do Parnaíba também, por isso é preciso aumentar o contigente de policiais em Ilha Grande.
Nesta reunião, que fique bem claro, participam vereadores que apoiam minha administração e que fazem oposição, pois o que estamos buscando aqui são melhorias para a população do município", comentou.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

placas refletivas

A reivindicação de placa refletiva para vículos automotores começará em 1º de abril. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) alterou o prazo para a vigência da resolução que passa a exigir o uso de placas e tarjetas com películas refletivas no país. De acordo com a deliberação, o novo prazo passa a vigorar a partir do dia 1° de abril de 2012. Atualmente, essas películas são facultativas para os veículos.
A Resolução 372 previa que todos os carros novos comprados a partir do dia 1º de janeiro de 2012 deveriam ser emplacados com as placas refletivas. “A população não precisa se preocupar com custo. Ninguém será multado por não ter mudado a placa do veículo. Vale lembrar que o uso da nova placa é para aumentar a segurança no trânsito.

de volta!!!

De volta a batalha,que faz parte sobrevivencia humana!!

domingo, 1 de janeiro de 2012

Mais uma vez!!!

O que ninguem percebe é o que todo mundo sabe!!!

Ficou evidente mais uma vez que a falta estrutura no litoral piauiense para receber grande quantidade de turistas. Em plena virada de ano, a festa prometida pelo Governo do Estado decepcionou: faltou energia em pleno momento que o governador em exercício Zé Filho era anunciado pelos trios elétricos e quando retornou foi ainda parcialmente. O caos piorou com o trânsito congestionado, ninguém conseguia entrar nem sair e não tinha nenhum guarda orientado para desafogar o trânsito. Teve gente passando a virada na estrada dentro do carro blindando seu champanhe.

Foi triste! O DETRAN prometeu organização no trânsito com muitos policiais,até o ônibus da Escola de Trânsito do Piauí estava lá também mal estacionado atrapalhando o trânsito de vez que não vi os homens do policiamento trabalhando na organização. Prometeram que não faltaria energia, e faltou, prometeram que não faltaria água, e faltou, fora da orla, nas ruas que dão acesso a praia a escuridão era total mostrandro novamente o despreparo e a desorganização, levando uma péssima imagem a quem visitava nosso estado. As pessoas temiam por um arrastão, pois não tinha policial por perto. Tudo que está nesta reportagem revelada já era totalmente previsível, falta de energia, água, preços absurdos, dentre outras coisas! Foi sempre assim e este ano não seria diferente. Bastava organizar a ruas de acesso em um só sentido, uma pra ir e outra pra voltar e não aceitar estacionamento na pista destas ruas e estava resolvido o problema do trânsito. A festa estava linda, mas a bagunça superou a beleza, mais uma vez!!!

por: jornaldaparnaiba

edição: minhailhagrande

fotos: proparnaiba